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OHSAS 18001:2007

Os Custos da Falta de Gerenciamento dos Riscos

 

O principal objetivo da OHSAS 18001 é o de avaliar e gerenciar o risco sob o aspecto ocupacional. Este gerenciamento se traduz principalmente:

  • na redução de acidentes e doenças ocupacionais, através da sistematização de todas as atividades

  • no conhecimento e cumprimento de requisitos legais aplicáveis, evitando passivos trabalhistas e ações judiciais e

  • na melhoria dos processos e ambientes de trabalho


Além de negativos para a imagem da empresa, todo acidente, doença ocupacional, descumprimento legal leva a uma série de custos diretos e indiretos.

 

Os custos diretos são aqueles mais visíveis, relacionados com o atendimento médico propriamente dito.

 

Por outro lado, existem custos indiretos que podem ser 4 vezes maiores que os custos diretos e que merecem atenção. São exemplos de custos indiretos:

 

Pessoas:

  • salário dos quinze primeiros dias após o acidente

  • treinamento de funcionário substituto

  • transporte e assistência médica de urgência

  • impacto negativo gerado no grupo de trabalho

  • cobertura de licenças médicas

  • pagamento de horas-extras

 

Produção:

  • interrupção da produção e paralisação de setor, máquinas e equipamentos

  • atrasos no cronograma de produção e entrega

 

Seguro:

  • aumento no prêmio de seguro

 

Produto / Matéria-Prima / Insumos / Equipamentos:

  • perda de produtos, matéria-prima e insumos

  • elevação de preços dos produtos e serviços

  • destruição de máquina, veículo ou equipamento

 

Outros:

  • perícia trabalhista, civil ou criminal

  • indenizações e honorários advocatícios

  • multas e encargos contratuais

  • prejuízos à imagem da empresa

  • embargo ou interdição

  • investigação de causas e correção dos problemas identificados

  • geração de resíduos

 

Muitas vezes estes custos não são considerados como custos de um acidente e a empresa simplesmente trata isto como perdas normais da produção.

 

Apenas para exemplificar, se tivermos uma perda (custos diretos + indiretos) de R$ 50.000,00 (o que aliás são perdas pouco expressivas para um acidente) e a margem de lucro da empresa for de 20%, teremos que vender R$ 250.000,00 a mais para compensar estas perdas (R$ 250.000 x 20% = R$ 50.000).

 

Existem ainda custos para o próprio funcionário que não podem ser esquecidos, como por exemplo:

  • cirurgias, fisioterapia, medicamentos, próteses, assistência médica e psicológica

  • dependência de terceiros para acompanhamento e locomoção

  • desemprego, diminuição do poder aquisitivo e marginalização

  • preconceito e desamparo à família

  • depressão e traumas

 

A sistematização das operações leva a uma visão muito mais crítica dos próprios controles existentes na empresa.

 

Considerando todos estes aspectos muitas empresas optam pela certificação OHSAS 18001 como uma forma de gerenciar seus riscos.

 

Dúvidas

Entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em auxiliá-los.

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