Downloads
Conferência On Line
Webmail

Artigos

ISO 14001:2015

 

Ciclo PDCA

Apesar de continuar valendo, o ciclo PDCA passa a ter uma nova cara para se adequar aos requisitos estabelecidos na Estrutura de Alto Nível exigidas na nova Diretiva ISO (Anexo SL). Um esboço desta estrutura é apresentada na figura abaixo:

Partes Interessadas

Está sendo dado maior ênfase ao conceito de partes interessadas. Se considerarmos que "partes interessadas" é qualquer pessoa ou organização afetada ou que se perceba afetada pela organização, o termo passa a ganhar uma nova dimensão. A organização deverá determinar suas Partes Interessadas o que poderá incluir clientes, comunidade, fornecedores, órgãos reguladores, investidores, funcionários entre outros.

 

Riscos e oportunidades

A organização deverá identificar seus aspectos ambientais significativos e seus riscos e oportunidades. Uma análise de “SWOT” (Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats)) poderá ser adotada para a área ambiental.

 

Ciclo de vida

Embora isto já estivesse implícito nas versões anteriores da norma, a partir da versão 2015  será necessário identificar aspectos e impactos ambientais relacionados com a perspectiva do ciclo de vida.

 

Cadeia de Valor

Levar em consideração a cadeia de valor relacionando os aspectos ambientais e os riscos e oportunidades, incluindo o ciclo de vida.

 

Desenvolvimento Sustentável

Será necessário formalizar o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

 

Ações Preventivas

É reforçado o conceito de ação preventiva como uma ferramenta para eliminar ou reduzir riscos

 

Liderança

A Alta Administração deve considerar os aspectos ambientais na gestão da organização. 

 

Urgência da Mudança

Empresas já certificadas podem conduzir a transição com calma. Será concedido um prazo de transição. Neste período as empresas devem realizar as alterações necessárias e escolher o momento mais apropriado para passar pela auditoria de "upgrade".

 

Dúvidas

Entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em auxiliá-los.

© 2015 por OAA - Olenscki Assessoria Ambiental Ltda

© 2015 por Greenware Soluções Ambientais Ltda

  • Facebook Clean
  • LinkedIn Clean
  • Google+ Clean